Pular para o conteúdo

Troca de experiências entre órgãos públicos pode auxiliar gestão de processos no TJSC

31/10/2017 10:54
5119 visualizações

A possibilidade de criação de uma rede de governança estadual de processos de negócio, composta por membros dos três poderes mais Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, foi discutida em reunião realizada neste mês com representantes dos órgãos envolvidos, capitaneada pela Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça. A troca de experiências com outros órgãos públicos, aliás, está na ordem do dia e possui ligação com os esforços da atual administração do TJ em implementar a gestão por desempenho e assegurar a melhoria contínua dos processos de trabalho, meta alinhada ao objetivo estratégico institucional do Poder Judiciário.

Para novembro, neste caminho, está prevista a criação de um Escritório de Processos, que garantirá a perenidade das ações em desenvolvimento sobre o tema. A otimização dos processos de trabalho é preocupação constante na Justiça estadual. A Academia Judicial - AJ, neste contexto, desenvolve também importante papel. Nesta semana, por exemplo, iniciou curso intitulado "Formação de Gestores de Processos", com carga de 80 horas, destinado aos responsáveis pela execução dos projetos de melhoria, de forma a dotá-los de um conjunto de ferramentas capazes de modelar, analisar e transformar processos de trabalho.

Recentemente, também com o propósito de sensibilizar e desenvolver competências na área de processos de trabalho, a AJ realizou o curso "Análise e Melhoria de Processos", com carga de 20 horas, destinado primordialmente a servidores que ocupam cargos de gestão, com o objetivo de estimulá-los a fomentar projetos de melhoria de processos nas unidades em que são os responsáveis. Ambos os cursos são considerados de suma importância na institucionalização da gestão de processos de trabalho, e a expectativa é que passem a ser ofertados periodicamente a partir de agora.

Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo