Pular para o conteúdo

Servidores das comarcas do norte de SC recebem treinamento sobre segurança nos fóruns

11/10/2018 09:59
1269 visualizações

Secretários de foro e policiais militares que atuam nas comarcas do norte do Estado participaram, ontem (10/10), do Curso de Procedimentos de Segurança nas Unidades Judiciárias, promovido em conjunto pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), Casa Militar e Academia Judicial. O secretário do fórum de Joinville, Fabrício Matiola, recepcionou todos os 25 participantes no Tribunal do Júri, onde ocorreu o treinamento.

Na opinião do sargento da PM Luiz Alberto Johanson, responsável pela segurança da comarca de Araquari, a troca de informações é muito importante e essencial para o bom encaminhamento dos trabalhos. "Cada comarca tem suas próprias características. Por meio deste curso, absorvemos um conteúdo importante sobre nossa atuação profissional. Num trabalho conjunto com a Casa Militar do TJ, podemos gerar bons frutos no trabalho do nosso dia a dia", expõe o militar.

Os treinamentos serão realizados em todas as regiões do Estado. O objetivo é compartilhar orientações e boas práticas com os servidores que atuam no setor de segurança, bem como perceber a demanda atual das comarcas. Em Itapoá, por exemplo, todas as pessoas que entram no prédio, sejam elas magistrados, servidores, advogados ou da comunidade, são identificadas por meio de um cadastro e também passam por revista no detector de metais. "Primamos muito pela segurança do local onde trabalhamos. Treinamentos como estes vêm para aprimorar ainda mais nosso trabalho na área da segurança. Nossa próxima etapa é implantar o cadastramento com fotografia da pessoa", frisa a secretária do fórum de Itapoá, Michela Andrea Morbi.

De acordo com o major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, muitas ações que foram sugeridas pelo NIS, pela Casa Militar e pelos participantes do curso podem ser colocadas em prática logo, sem nenhum custo. "Muitas vezes, é questão de mudança de atitude em relação à segurança. Avalio estes treinamentos como fundamentais. O Tribunal de Justiça vem proporcionando o compartilhamento de informações entre os secretários de foro e os militares, o que é muito importante para se criar uma cultura de segurança", frisa.

A capacitação foi ministrada pelo major Cristiano Medeiros, subchefe da Casa Militar do TJ; pelo major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, do NIS; pelo 1º sargento Juliano de Quadros Espíndola, do Núcleo de Segurança e Atividades Especiais da Casa Militar; e pelo sargento Raul Cesar Rodrigues, do NIS. Participaram representantes das comarcas de Joinville, Araquari, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha e São Francisco do Sul.

Fotos: Thiago Dias/Assessoria de Imprensa do TJ/Joinville
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino