Pular para o conteúdo
« Voltar

Roda de Conversas sobre Conciliação chega a 20ª edição com novo formato em Blumenau

18/02/2019 07:00
668 visualizações
Neste mês de fevereiro ocorre a 20ª edição da Roda de Conversas sobre Conciliação na comarca de Blumenau, no Vale do Itajaí. O projeto teve início em 2017, sob a coordenação da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, e mensalmente reúne profissionais atuantes no Sistema de Justiça interessados em contribuir para a pacificação de conflitos.
 
Segundo a nova proposta, os encontros, que são mensais, intercalarão o formato, ora com palestras, ora com discussões sobre obras literárias cujos temas permeiam a conciliação¿. Na primeira edição da roda de conversa de 2019, que ocorre nesta segunda-feira (18/2), às 10 horas, na Sala de Capacitação do Fórum da Comarca de Blumenau, a advogada Miliana Costa Mendes de Cavalheiro apresenta a obra A Verdade Liberta, cuja leitura prévia foi sugerida aos participantes, oportunizando-se, na sequência, amplo debate sobre as ideias veiculadas.
 
"A leitura de obras e discussão das respectivas ideias, num ambiente coletivo, proporciona ainda maior difusão do conhecimento, pois cada leitor contribui segundo o alcance e direção do seu olhar, expandindo-se o raio de percepção sobre o assunto. Afinal, reaprendemos e nos transformamos continuamente", salienta a juíza Quitéria. 
 
A obra da psicóloga polonesa cita como as primeiras experiências de ordem emocional deixam vestígios no corpo, são codificadas como informações e influenciam, na idade adulta, a forma de pensar, de sentir e de agir, que escapam à consciência humana e geram ciclos de violência. Alice Miller mostra em A Verdade Liberta, como interromper esse processo a partir do conhecimento das emoções da própria história, uma consciência mais profunda.
 
Atualmente o grupo conta com uma média de 20 participantes, entre eles conciliadores, advogados e comunidade em geral. Todos os encontros são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no dia da roda de conversa.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino