Pular para o conteúdo

Pela primeira vez, Justiça de Chapecó faz sessão do Tribunal do Júri em universidade

10/10/2018 16:31
2189 visualizações

Pessoas vestidas de capas pretas atrás de mesas, com a função de acusar, defender ou julgar o réu. Essa é a cena típica de uma sessão do Tribunal do Júri, que normalmente ocorre nos fóruns com a presença apenas daqueles que têm o compromisso judicial. Em Chapecó, no Oeste, uma parceria inédita entre o Tribunal de Justiça e a Unoesc fez com que um julgamento acontecesse em uma sala da universidade local, perto da comunidade acadêmica e dos moradores do bairro onde a instituição está inserida.

Foram quatro horas de júri. O caso era de um homicídio ocorrido em 2013, por desavença decorrente de uma fatura de energia elétrica que deveria ter a titularidade transferida. Os jurados entenderam que o réu agiu em legítima defesa e o absolveram. Acadêmicos de todos os períodos do curso de Direito acompanharam o julgamento.

O juiz da 1ª Vara Criminal, Jeferson Vieira, é o responsável pelos julgamentos e também leciona a disciplina de Direito Penal na universidade. "Com frequência os estudantes acompanham os júris no Fórum e, agora, por iniciativa da Unoesc tivemos a oportunidade de realizar nosso trabalho no ambiente acadêmico. É uma demonstração de que o Poder Judiciário valoriza e acompanha o desenvolvimento dos alunos e está disposto a contribuir para a evolução do aprendizado", considerou o magistrado, que ressalta a disponibilidade do Poder Judiciário para outros eventos externos como este.

A coordenadora do curso de Direito da Unoesc, Elizabete Geremias, destacou que a sala foi mobiliada e equipada de acordo com a necessidade de um júri real. O espaço permanecerá para uso de disciplinas que simulam júris. "Nossos professores são bastante preocupados em ensinar a prática da profissão, e a nossa sala do Tribunal do Júri atende essa necessidade. Esperamos que outros júris reais possam acontecer no nosso espaço acadêmico", finaliza.

¿

Fotos: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa comarca de Chapecó
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino