Pular para o conteúdo

Núcleo de Inteligência do TJ encerra roteiro de cursos de segurança nos fóruns de SC

08/11/2018 16:37
816 visualizações
Em fevereiro do ano passado, integrantes de uma organização criminosa fixaram um cartaz no portão do fórum de Balneário Piçarras, no Alto Vale do Itajaí, e atiraram contra o prédio. Em julho de 2017, uma servidora do fórum de Xaxim, no Oeste, foi rendida por um adolescente que aguardava pela audiência. Ele usou uma faca para ameaçar de morte a mulher. Os policiais militares que trabalham no fórum convenceram o rapaz a se entregar.
 
Essas histórias ganharam conhecimento da comunidade por sua gravidade, mas diariamente são enfrentadas situações em que a equipe de segurança precisa agir de forma rápida dentro dos fóruns. Ouvir e buscar melhorias de trabalho para esses servidores foi o objetivo do Curso de Procedimentos de Segurança nas Unidades Judiciárias. O treinamento foi promovido pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça, Casa Militar e Academia Judicial.
 
Os organizadores do curso destacam que essa foi a primeira conversa específica com todos os envolvidos na segurança das unidades do Poder Judiciário, já que o NIS entrou em funcionamento no início deste ano. "Muitas ações que foram abordadas no curso podem ser implantadas imediatamente nas comarcas, por meio da mudança de comportamento e postura dos policiais e servidores, refletindo em melhorias na segurança forense", ressalta um dos instrutores, ao lembrar o exemplo do fórum de Balneário Camboriú, onde foram implementados o uso de detector de metais manual e mudanças no layout da recepção, prevenindo uma série de possíveis ameaças. "Com isso, os servidores conseguiram 100% de controle das entradas no prédio. Aliás, a prevenção foi o foco do curso", considera.
 
O treinamento foi ministrado, ao todo, para 325 chefes de secretaria e policiais militares do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foram 12 encontros que abrangeram as 111 comarcas do estado. O último aconteceu em Chapecó, nesta quinta-feira, dia 8.¿
Fotos: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa do Oeste
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino