Pular para o conteúdo
« Voltar

Casal de juízes obtém nota máxima em curso de mestrado jurídico com dupla titulação

10/07/2018 10:34
7365 visualizações

Os juízes Iolmar Alves Baltazar e Márcia Krischke Matzenbacher obtiveram nota máxima, com distinção e louvor, em suas defesas de dissertação de mestrado em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em dupla diplomação com a Universidade de Alicante, na Espanha.

O magistrado Iolmar apresentou a dissertação "Propaganda Eleitoral Sustentável: uma análise da governança socioambiental da Justiça Eleitoral sob a dialética do concreto". Já a juíza Márcia defendeu pesquisa intitulada "Bens Apreendidos em Processos Criminais Findos: uma análise sob a ótica da sustentabilidade".

A banca examinadora, integrada pelos doutores Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza (presidente e orientadora), Gabriel Real Ferrer (coorientador e professor da Universidade de Alicante) e Josemar Sidinei Soares, ressaltou o importante aporte teórico e a aplicabilidade prática dos trabalhos, com especial destaque para as pesquisas feitas na Espanha. Os magistrados, ao final, reconheceram e elogiaram o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina por meio de sua Academia Judicial.

Na mesma data, o servidor Eduardo César Petermann, técnico judiciário auxiliar na comarca de Blumenau e bolsista do Tribunal de Justiça, perante a idêntica banca, obteve igualmente nota máxima, com distinção e louvor, ao defender a tese "Visão crítica da sustentabilidade como prática de biopolítica no Poder Judiciário".

Seu mestrado também foi em dupla diplomação Univali/Universidade de Alicante. Na apresentação, Eduardo fez menção à bolsa concedida pelo Tribunal de Justiça. No trabalho, referiu-se expressamente às instituições (TJ e universidades) por fomentarem e proporcionarem estudos e consequentemente a oportunidade de realizar e defender a dissertação.

Já no início deste mês,  o servidor Jorge Antonio Cecyn Junior, chefe de Cartório da 3ª Vara da Família da comarca de Joinville/SC, também defendeu com sucesso dissertação do Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, em dupla diplomação com a Universidade de Alicante/Espanha.

Ele discorreu sobre "O papel do Estado na proteção da instituição familiar contemporânea e sua contribuição para o alcance da sustentabilidade como novo paradigma do direito". Sua bancaesteve composta pelos professores doutores Ricardo Stanziola Vieira (Univali), Denise Schmitt Siqueira Garcia (Univali), Roberta Lima (Sinergia) e Gabriel Real Ferrer (Universidad de Alicante). 

Fotos: Divulgação/Flickr-Júlio Latorre
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa