ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão de Pessoas por Competências

Nos dias 27 e 28 de julho e 24 e 25 de agosto foram realizadas, respectivamente, as reuniões de Mapeamento de Competências das funções da Secretaria das Turmas de Recursos e dos Psicólogos Judiciais.

Com estes mapeamentos, foram mapeadas 100% das competências das funções exercidas na Justiça de 1º grau, alcançando o objetivo do Projeto de Mapeamento de Competências, iniciado em agosto de 2014.  Neste período, foram descritas as funções: Secretaria do Foro, Oficial de Justiça, Assistente Social, Oficial da Infância e Juventude, Cartório Criminal, Cartório Cível, Técnico de Suporte em Informática, Assessor de Gabinete, Distribuição, Contadoria, Coordenador da Central de Mandados, Secretaria da Turma de Recursos e Psicólogo Judicial.

O projeto teve início com a finalidade de atender à meta específica do Conselho Nacional de Justiça de "mapear, pelo menos, 60% das competências do 1º Grau, até 31 de dezembro de 2014, para subsidiar a implantação da Gestão por Competências". No final de 2014, já haviam sido mapeadas 90,21% das competências e a meta atingida.

O Mapeamento de Competências é a primeira e fundamental etapa do processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências, modelo de Gestão de Pessoas fundamentado no desenvolvimento e no reconhecimento dos servidores.

Para o alcance dos objetivos, foi utilizada metodologia desenvolvida por servidores deste Tribunal já reconhecida como referência para outros Estados. Nas reuniões de mapeamento da função de Psicólogo Judicial, a equipe recebeu visita técnica do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, representado pelas servidoras Maria de Fátima Bellé e Elisabete Kadoi, com a finalidade de conhecer a metodologia de mapeamento e sua aplicação. "Saio muito satisfeita com o resultado, porque consegui entender como funciona o Mapeamento de Competências na prática. É uma metodologia que pode ser aplicada no Mato Grosso do Sul. A gente conseguiu identificar o controle do tempo, o domínio do conteúdo pelos mapeadores e a teoria aliada à prática. Saio muito satisfeita, foram dois dias valiosos e parabenizo a equipe pelo excelente trabalho", disse Maria de Fátima.

A continuidade dos trabalhos de Mapeamento de Competências prevê a apresentação dos resultados à Administração para aprovação e o início do mapeamento das funções exercidas na Justiça de 2º grau e nas unidades administrativas do Tribunal.


PROJETOS E PROGRAMAS