Pular para o conteúdo

Nota de falecimento: desembargador aposentado e ex-presidente do TJ Ivo Sell

02/07/2015 09:38
4813 visualizações

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento do desembargador aposentado Ivo Sell, aos 88 anos, ocorrido ontem (1º/7), às 21 horas, em sua residência na capital. O velório acontecerá hoje (2/7) no cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo, em Florianópolis. O sepultamento será às 17 horas, no mesmo local.

Ivo Sell nasceu em 21 de fevereiro de 1927, em São José, na Grande Florianópolis. Seu ingresso na magistratura se deu em 22 de setembro de 1955, como juiz substituto na comarca de Itajaí. A partir daí, em sua carreira, teve passagens pelas comarcas de Urussanga, São Joaquim, Chapecó, Brusque, Joaçaba, Tubarão e Capital. Alcançou o 2º grau de jurisdição em 15 de fevereiro de 1973, ao chegar ao Tribunal de Justiça. Foi presidente da Corte Estadual de 13 de agosto de 1980 até 11 de fevereiro de 1982, quando se aposentou.

Sua administração foi marcada por dinamismo e criatividade para enfrentar os desafios da magistratura naquele período. Deu posse, em sua gestão, a diversos magistrados que hoje ocupam cargos de destaque no Judiciário catarinense ¿ entre eles o próprio desembargador Nelson Schaefer Martins, atual presidente do Tribunal de Justiça.

"Ivo Sell timbrou sua trajetória na magistratura e na vida pública de Santa Catarina com sua personalidade marcante, firmeza e fidelidade aos princípios, sempre voltados à preservação da ética e ao interesse público", declarou o desembargador Nelson, consternado com o falecimento do ex-presidente.  

Fotos: Arquivo/TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo