Pular para o conteúdo
« Voltar

Vereadores-mirins de Joinville visitam Fórum e conhecem as atividades do Judiciário

10/07/2019 10:01
1757 visualizações

O Fórum de Joinville recebeu nesta semana a visita dos vereadores-mirins do município. A comitiva de jovens foi recepcionada pelo juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais de Joinville, e pelo chefe da Secretaria do Fórum, Fabrício Matiola.

Durante a visita, os vereadores-mirins conheceram toda a estrutura do Judiciário local e fizeram questionamentos sobre os trabalhos executados pelos juízes. Todos os anos, os 19 vereadores-mirins visitam os Poderes Judiciário e Executivo para compreender sua importância.

O juiz Buch não deixou sem resposta diversos questionamentos formulados pelos jovens sobre vários temas, como os procedimentos dos processos judiciais, maioridade penal, acordos extrajudiciais, guarda de filhos, furto famélico e julgamentos no Tribunal do Júri.

"Cada caso é um caso diferente. Temos que julgar sempre com equilíbrio. O Poder Judiciário é acionado sempre que o conflito entre duas ou mais pessoas não tem solução. Por isso o papel tão importante do juiz, que precisa analisar com cautela todos os casos. E lembrem-se, juiz não combate crimes, juiz julga se alguém é culpado ou não, tudo conforme a lei e a Constituição", ressaltou o magistrado.

O chefe da Secretaria explicou a estrutura do Fórum Central de Joinville, que foi instalado há 129 anos e abriga atualmente 500 servidores e magistrados. Na opinião do presidente da Câmara Mirim, Gabriel Nascimento, a visita foi muito interessante. "Gostei muito de conhecer um pouco do Judiciário. Minha vontade é estudar Direito para ser juiz. Para mim, foi uma experiência ótima que vai agregar mais conhecimento em nossas vidas", destacou o aluno da Escola Municipal Pastor Hans Müller, no bairro Glória.

A Câmara Mirim de Joinville existe há 16 anos e tem o objetivo de contribuir para a formação dos jovens para a cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Os mirins reúnem-se mensalmente em sessões ordinárias no plenário da Câmara. Apresentam projetos e indicações em que solicitam, principalmente, melhorias de infraestrutura em suas escolas e no entorno, como a pintura de faixas de pedestre, reforma de quadras de esporte, conserto de buracos de rua e de bocas de lobo. A visita ao Fórum ocorreu na última segunda-feira (8/9). 

 

 

Fotos: Divulgação/Comarca de Joinville
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Assessoria de Imprensa/NCI