Pular para o conteúdo
« Voltar

Tribunal realiza últimos ajustes para disponibilizar nova versão do Portal e-SAJ

20/10/2017 11:20
5161 visualizações

O Tribunal de Justiça, através de sua Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), prevê implantar a nova versão do Portal e-SAJ em caráter definitivo no prazo de 30 dias. Já a partir de amanhã (21/10), aliás, ele será disponibilizado aos advogados, porém ainda com a possibilidade de, registrada alguma intercorrência, retornar ao sistema anterior. A nova versão do peticionamento eletrônico de primeiro e segundo graus avança em tecnologia nas funções de assinatura de documentos, validação de acesso por meio de certificado digital e divisão e compressão de documentos, além de oferecer diversas melhorias na usabilidade.

Com a nova versão, será possível a utilização dos navegadores Chrome, Firefox e Internet Explorer, mediante uso do plug-in Web Signer. Atualmente, o Portal utiliza o applets Java, com tecnologia descontinuada. A melhoria constante é obrigação da administração para fazer frente ao crescente uso dessa ferramenta. A média de peticionamentos eletrônicos realizados no primeiro grau durante os últimos dois meses foi de 24.682 ao dia, com pico de 31.474 petições protocoladas eletronicamente no último dia 11 de setembro. "Esses números mostram a importância das atualizações dos sistemas e ambientes de TI para garantir a continuidade da prestação dos serviços jurisdicionais", destaca Itacir Carlos Fabris, assessor técnico da DTI.

O assessor explica ainda que o TJ, atento ao potencial impacto da implantação de novas versões do Portal e-SAJ, as quais podem, eventualmente, apresentar comportamentos indesejados e afetar milhares de usuários, adotou uma estratégia de implantação gradativa dessas novas versões. Desta forma, possibilitou que alguns usuários avaliassem as novidades e melhorias trazidas pela atualização, com a opção de retornar ao sistema antigo em caso de dificuldades, de forma a garantir a disponibilidade dos serviços. No curso desta nova estratégia de atualização de versão do Portal e-SAJ, aliás, foram realizadas várias etapas de habilitação de usuários, com o envolvimento de 12 mil advogados selecionados de forma aleatória e que passaram a ter acesso à nova versão do peticionamento eletrônico de primeiro e segundo graus.

No momento, deste total, cerca de 4,6 mil advogados já utilizam a nova versão do Portal e-SAJ, o que representa 12% do número de usuários frequentes. "Trata-se de um conjunto representativo de usuários, permitindo que comportamentos indesejados sejam identificados e corrigidos sem grandes transtornos aos usuários", comenta Itacir. As novidades da nova versão do Portal e-SAJ estão disponíveis em http://www.tjsc.jus.br/web/processo-eletronico/atualizacoes-de-versoes-do-saj. As orientações para instalação do Web Signer podem ser acessadas em http://www.tjsc.jus.br/web/processo-eletronico/manuais. Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, notificação de erros sobre o novo e-SAJ e orientações, há possibilidade de enviar e-mail para novoesaj@softplan.com.br ou contatar o suporte ao Portal e-SAJ pelos telefones 0800-6053131 e (48)3298-9001. Caso seja necessário retornar à versão anterior, os usuários poderão descrever o problema encontrado, a fim de apoiar as equipes técnicas no aprimoramento da nova versão. 

Fotos: Divulgação/Flickr-Christiaan Colen
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo