Pular para o conteúdo

Tribunal já possui brigadistas para prestar primeiros socorros em suas dependências

29/01/2018 11:01
6051 visualizações

O Tribunal de Justiça, a partir desta segunda-feira (29/01), passa a contar com uma equipe de brigadistas apta a prestar atendimento especializado em primeiros socorros nas áreas interna e externa das torres I e II e também nas dependências do Fórum Rid Silva. A iniciativa cumpre decisão em processo administrativo que analisou diretrizes relacionadas à medicina do trabalho previstas em legislação federal.

Como não dispõe de profissionais desta categoria em seus quadros, o TJ, através de licitação, promoveu a contratação de empresa que disponibilizará brigadistas devidamente treinados e capacitados para prestação de tais serviços. A equipe, que atuará de segunda a sábado, das 8 às 20 horas, também cumprirá o papel de sugerir medidas de cunho prevencionista, ao promover rondas rotineiras nos ambientes internos e externos dos edifícios, em busca de eventuais problemas estruturais. Identificados, deverão ser comunicados de imediato aos responsáveis para a devida manutenção.

Os brigadistas, em síntese, buscarão garantir a segurança das instalações e a integridade física de magistrados, servidores, colaboradores e demais pessoas que circulam em todo o perímetro do complexo do Poder Judiciário. Disciplinar, por exemplo, a política de prevenção a incêndio e pânico nas dependências das edificações, com planificação para eventual abandono dos prédios, também será matéria de competência destes profissionais.

A equipe de brigadistas será composta por seis pessoas, cumprirá escalas com três profissionais, e estará subordinada à Diretoria de Saúde do TJ. Doravante, aliás, em caso de emergência, o contato com os brigadistas deverá ocorrer através do ramal 7646. A base da equipe está localizada no andar térreo da Torre I, em uma sala na lateral esquerda de quem transpõe as catracas de acesso, próxima ao elevador privativo.

Fotos: Alex Cavalcante/Assessoria de Imprensa TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo