Pular para o conteúdo

Presidente do Tribunal de Justiça de SC inaugura a nova sede da comarca de Canoinhas

23/01/2018 17:43
5510 visualizações

O desembargador Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça, ladeado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Orofino Fontes, e pelo juiz Luiz Carlos Cittadin da Silva, diretor do Foro local, inaugurou ao final da tarde de segunda-feira (22/01) a nova sede da comarca de Canoinhas, no planalto norte do Estado, constituída de prédio com cinco pavimentos e mais de 7,5 mil metros quadrados.

A edificação significou um investimento de R$ 20 milhões, com recursos próprios do Poder Judiciário. Ela é dotada de tecnologias modernas para oferecer maior conforto aos usuários, com importantes dispositivos de sustentabilidade e eficiência energética, como aproveitamento de água da chuva, cobertura verde sobre o Salão do Júri e brise-soleil nas fachadas para reduzir a insolação direta e a necessidade de uso de ar-condicionado. O deputado estadual Antônio Aguiar, dirigentes municipais e representantes do Ministério Público e da OAB completaram a mesa de autoridades, em evento prestigiado por grande público, que tomou as dependência do salão do Tribunal do Júri.

O juiz Cittadin, em seu pronunciamento, agradeceu o esforço demonstrado pelo Tribunal ao garantir uma obra de qualidade, capaz de bem atender aos anseios de magistrados, servidores, operadores de Direito, servidores e jurisdicionados em geral. Atualmente com três unidades oficialmente instaladas(1ª e 2ª Varas cíveis e Vara Criminal, a comarca pode dobrar seu atendimento sem se preocupar com espaço físico. "Temos um prédio para os próximos 50 anos", garantiu. O deputado Aguiar, que é daquela região, fez um relato carregado de emoção, ao rememorar as tratativas que teve com dirigentes do Judiciário em busca da nova sede do foro de Canoinhas.

O desembargador Torres Marques, em sua manifestação, enfatizou que direcionou os esforços de sua gestão para melhor aparelhar as unidades que compõem a justiça de 1º Grau, sobretudo para propiciar condições de trabalho adequadas para magistrados, servidores, operadores do direito e jurisdicionados. "O Fórum, assim como atender aos que aqui vão trabalhar, deve oferecer também suas instalações para melhor conforto da população que para cá acorrerá em busca de Justiça", concluiu o desembargador Torres Marques.

A solenidade contou com a presença ainda dos magistrados Jefferson Zanini, secretário-geral do TJ; Sílvio Franco, da Unidade de Questões Agrárias; Dominique Gurtinski Borba Fernandes e Rafael Resende Brito, da comarca de Canoinhas, e Osvaldo Alves do Amaral e João Carlos Franco, da comarca de Porto União. Além das autoridades, o ato oficial foi acompanhado também por moradores da cidade, todos entusiasmados com o novo prédio público inaugurado. 'É o prédio mais bonito de Canoinhas", comentou uma senhora, vizinha do novo fórum, que acompanhada por duas netas aproveitou a oportunidade para conhecer as dependências do prédio, convite formulado pelo presidente do TJ ao público presente, ao final da solenidade. 

 

Fotos: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo