Pular para o conteúdo

Presidente do TJSC inaugura novas instalações do Arquivo Central do Poder Judiciário

14/12/2017 17:16
5539 visualizações
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, inaugurou na tarde desta quinta-feira (14/12) as novas instalações do Arquivo Central do Poder Judiciário, localizado no bairro do Aririú, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O prédio, composto de três grandes galpões de armazenamento e mais duas áreas administrativas, possui 8,8 mil metros de área construída e está inserido em terreno de 40 mil metros quadrados. Com capacidade para receber até 328 mil caixas de processos, o Arquivo hoje possui acervo de 245 mil caixas.
 
A reforma pela qual passou, durante os últimos 30 meses, operou total remodelação e adequação de suas estruturas à finalidade do imóvel, com atenção principal aos requisitos de sustentabilidade, eficiência energética, segurança e acessibilidade. A edificação conta com brise-soleil em sua fachada, que reduz a insolação e facilita a entrada de luz natural; possui sistema de reaproveitamento de água da chuva; estação de tratamento de efluentes; e climatização com controle de umidade e temperatura para garantia dos processos em armazenamento.
 
Seu projeto preventivo de incêndio, por conta da classificação de risco associada ao tipo de uso do prédio, adota rigorosamente as orientações do corpo de bombeiros, com isolamento entre os galpões e adoção do sistema Sprinkler, composto de chuveiros e hidrantes automáticos que garantem combate imediato a qualquer foco de incêndio. O prédio também segue as normas de acessibilidade em suas dependências, com segurança própria para órgãos públicos. O desembargador Torres Marques, no ato inaugural, desejou sucesso aos servidores lotados naquela unidade, agora efetivamente instalados em dependências novas e funcionais, aptas para o bom desempenho dos trabalhos.  
 
Fotos: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo