Pular para o conteúdo
« Voltar

Presidente do TJ instala Vara Regional de Direito Bancário na comarca de Rio do Sul

18/01/2018 18:10
9546 visualizações

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, acompanhado do desembargador Jaime Ramos, 3º vice-presidente do TJ, e do juiz Edison Zimmer, diretor do Foro em exercício, comandou nesta quinta-feira (18/1) a cerimônia de instalação da Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Rio do Sul. 

A unidade receberá inicialmente cerca de 5 mil processos, que tramitarão em sua totalidade por meio eletrônico, oriundos das comarcas de Rio do Sul, Ascurra, Ibirama, Ituporanga, Rio do Campo, Rio do Oeste, Presidente Getúlio, Taió e Trombudo Central.

Com abrangência regional, a nova unidade representa importante avanço na forma da administração da Justiça, pois reúne num único juízo processos de direito bancário e de contratos de alienação fiduciária em garantia - incluídas aquelas decorrentes de cessão civil de crédito - de comarcas distintas, de forma a permitir uma prestação jurisdicional célere e uniforme.

O juiz Geomir Roland Paul é o responsável pela instalação da nova unidade. Trata-se da segunda unidade nesses moldes instalada nesta gestão. A primeira foi a Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Jaraguá do Sul, instalada em 24 de abril de 2017, com abrangência sobre sete comarcas - sede mais Guaramirim, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá - e que iniciou seus trabalhos com cerca de 10 mil processos, todos em meio eletrônico. 

Durante a solenidade, o presidente do TJ foi agraciado com uma placa em que os juízes de direito do Alto Vale do Itajaí o parabenizam pela sua trajetória no comando do Poder Judiciário catarinense. Em seu discurso, além de agradecer a homenagem, o presidente Torres Marques enfatizou que a implantação da nova vara se deu com o mínimo impacto financeiro para o Judiciário, resultado de um estratégico remanejamento de servidores e da utilização de ferramentas tecnológicas.

Antes do presidente, o juiz Edson Zimmer e o deputado estadual Milton Hobus, também presente ao evento, fizeram uso da palavra. O magistrado enalteceu o empenho do presidente em atender os interesses dos jurisdicionados. O parlamentar aproveitou para agradecer, em nome da comunidade do Alto Vale, a ampliação da estrutura judiciária e reconheceu a iniciativa e visão do TJ em instalar a vara na comarca pólo daquela região.

O juiz Jefferson Zanini, secretário-geral do TJ, também acompanhou a solenidade, ao lado de magistrados das comarcas de abrangência da unidade, representante do Ministério Público, prefeitos e vereadores dos municípios da região, advogados e servidores do Fórum da comarca de Rio do Sul.  

Fotos: Divulgação/Assessoria de Cerimonial TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo