Pular para o conteúdo

Mais comarcas catarinenses promovem ações solidárias para marcar época natalina

18/12/2017 17:00
4142 visualizações

Diversas comarcas catarinenses, nesta época do ano, desenvolvem iniciativas de cunho solidário com o envolvimento dos seus colaboradores. Os servidores da comarca de Campo Erê, por exemplo, realizaram nesta manhã (18/12) seu primeiro Natal Solidário. Com auxílio financeiro de todos - servidores do Judiciário e do Ministério Público, magistrado e promotor - e a doação de bolachas por empresas da região, foi possível distribuir artigos alimentícios a cerca de 200 crianças de um centro educacional e de bairros carentes da cidade.

A ação, além de envolver positivamente os servidores com a organização e recreação do evento, por meio de fantasias de palhaço, ajudantes natalinos e Papai Noel, permitiu transformar o dia daquelas crianças com a entrega de presentes e realização de brincadeiras. As crianças da escola retribuíram com uma apresentação de Natal, leitura de poemas sobre os direitos das crianças e adolescentes e, ao final, entrega de flores aos servidores da comarca. A assistente social judiciária Maristela Naue Gobatto percebeu que os servidores retornaram ao trabalho com a sensação do dever solidário cumprido e satisfeitos com a aproximação das crianças e a realidade social destas.

Já na comarca de São Lourenço do Oeste, mediante o engajamento de todos, liderados pela juíza Marília Granemann de Mello, foi promovida uma confraternização com alunos do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca), programa que atende mais de 100 crianças carentes naquela cidade, de caráter preventivo e proativo, e que oferece alternativas através de oficinas de música, ludicidade, direitos, artes e cultura. Já se tornou tradição os alunos do Naca apresentarem cantatas de Natal defronte ao Fórum e demais repartições públicas da comarca.

A confraternização deste ano teve por objetivo doar um pouco do tempo dos colaboradores do Fórum aos pequenos e realizar várias brincadeiras e outras atividades lúdicas. O local foi decorado com materiais recicláveis, com entrega de presentes e de um lanche especial para os jovens. Isso tudo graças a doações dos próprios servidores e também à parceria de várias empresas da cidade. Além da integração dos servidores com as alunos da instituição, um dos pontos altos do evento foi a chegada do Papai Noel, que alegrou e abrilhantou ainda mais o dia das crianças. Os festejos ocorreram no último dia 14 de dezembro.

Fotos: Divulgação/Comarcas
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo