Pular para o conteúdo

Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça adotou modelo de gestão empreendedora

31/01/2018 15:06
1187 visualizações

A Chefia e a Assessoria Especial do Gabinete da Presidência, mesmo com equipes reduzidas, implantaram nos últimos dois anos um modelo de gestão empreendedora, voltada para a inovação em busca de resultados. A partir da otimização dos fluxos de trabalho, com a reorganização das atividades, migração dos procedimentos administrativos para o meio eletrônico e acompanhamento das demandas, obtiveram redução do acervo e da duração do trâmite dos procedimentos. Os números são significativos.

Em relação às demandas instauradas para cumprimento ou acompanhamento das determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a atual gestão recebeu 600 processos, com 500 em andamento. Após a migração para o Sistema de Processos Administrativos (SPA) e o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho, entrega nesta semana um acervo de 800 processos, com apenas 20 em tramitação.

Quanto aos processos disciplinares, tramitaram na Presidência 106 pedidos de providências, oito investigações preliminares, 23 sindicâncias investigativas, sete sindicâncias punitivas, 27 processos disciplinares e 17 recursos hierárquicos. Além disso, houve a resolução de 80 procedimentos.

Na área criminal, foram prestadas aos Tribunais Superiores 3470 informações em habeas corpus, reclamações, recursos ordinários, especial e extraordinário, em grande parte impetrados pela Defensoria Pública e originados de custódia cautelar, dosimetria da pena e regime prisional.

Em âmbito judicial, houve a análise e a confecção de 297 minutas de despacho, sete de decisões monocráticas e cinco de acórdãos em sede de exceção de suspeição e de impedimento, cartas precatórias e de ordem.

Para o presidente do TJ, desembargador Torres Marques, os resultados demonstram o êxito do modelo de gestão implantado, bem como a competência e o comprometimento dos servidores que integram sua equipe de trabalho.

Fotos: Arquivo/Assessoria de Imprensa TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo