Pular para o conteúdo

Estreia de Tempo de Diálogo mostra nova forma de comunicação no Poder Judiciário

02/03/2018 18:29
12441 visualizações

A estreia do programa Tempo de Diálogo, na tarde desta sexta-feira (2/3), transmitida ao vivo para as 111 comarcas catarinenses pelo sistema intranet, registrou em seu momento de pico 762 acessos simultâneos ao longo de seus 85 minutos de duração - estimativa de até 1,5 mil pessoas on-line.

Com o tema "O futuro da informatização no Judiciário", esta nova ferramenta de comunicação com colaboradores do Poder Judiciário reuniu o presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, a desembargadora Rosane Portella Wolff, os juízes Carolina Ranzolin Nerbass Fretta e Laudenir Petroncini e o diretor de Tecnologia da Informação, Rafael Giorgio Ferri.

Todos fizeram explanações iniciais e, já a partir do segundo bloco do programa, transmitido ao vivo da Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, responderam a questionamentos formulados por juízes e servidores de todo o Estado. Os debates serviram para posicionar a administração sobre o momento atual da informatização no Judiciário e apontar os caminhos que devem ser seguidos doravante.

Alternativas foram levantadas, inclusive com a apresentação de um vídeo institucional sobre o E-Proc, sistema criado, desenvolvido e atualmente em uso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. "Excelente veículo de comunicação e aproximação da gestão do Tribunal com as comarcas", comentou a juíza Cibele Mendes Beltrame, lotada na comarca de Blumenau, em mensagem pelo WhatsApp.

"A comarca de Jaraguá do Sul aplaude de pé a iniciativa da nova gestão de manter esse diálogo direto com o 1º grau de jurisdição", afirmou a juíza Candida Inês Zoellner Brugnoli, diretora de foro, igualmente através das redes sociais. Segundo a jornalista Daniela Pacheco Costa, da produção do programa, como nem todas as pessoas se identificaram ao enviar suas manifestações, foi possível contabilizar a participação de representantes de 18 comarcas nas mais de 50 mensagens recebidas ao longo do programa.

Entre elas, dois registros fotográficos de servidores das comarcas de Blumenau e Joaçaba que se reuniram no Salão do Tribunal do Júri para acompanhar o Tempo de Diálogo. Houve ainda quem resolvesse acompanhar a transmissão ao vivo no próprio auditório do TJ.

A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora do Núcleo de Comunicação Institucional, aprovou a primeira experiência, confirmou sua sequência e prometeu avanços na área da comunicação do Judiciário. Ela anunciou, inclusive, a intenção do TJ de descentralizar os trabalhos da Assessoria de Imprensa para alcançar também as comarcas do interior do Estado.

Fotos: Nathalia Cidral/Assessoria de Imprensa/Comarcas
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo