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Disponibilizado pelo TJ, consumidor.gov alcança 1 milhão de reclamações finalizadas

16/01/2018 09:53
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A plataforma pública virtual consumidor.gov, criada pela governo federal em 2014 e disponibilizada no site institucional do TJ desde dezembro de 2015, acaba de registrar a marca de 1 milhão de reclamações finalizadas. A ferramenta permite que consumidores efetuem reclamações virtuais sobre produtos ou serviços. O sistema possibilita ainda que usuários entrem em contato com empresas cadastradas (como bancos, empresas de telefonia e companhias áreas), que têm o prazo de até dez dias para apresentar manifestação.

O site consumidor.gov.br é um serviço público criado pela Secretaria Nacional do Consumidor para solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet. Nele, consumidores registram suas reclamações, as empresas respondem e os atendimentos são monitorados de forma pública. O serviço pode ser utilizado pelos consumidores de todo o Brasil e permite uma comunicação direta e eficaz entre fornecedores de produtos e serviços e seus clientes. A lógica do serviço é que, quanto mais problemas entre consumidores e empresas forem resolvidos em nível pré-administrativo, menos conflitos vão sobrecarregar os Procons e menos ainda chegarão ao Poder Judiciário.

Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo