Pular para o conteúdo
« Voltar

DGP faz avaliação semestral do desempenho dos servidores do Poder Judiciário de SC

20/05/2019 14:24
4227 visualizações
Duas vezes por ano, cada servidor do Poder Judiciário de Santa Catarina tem seu desempenho avaliado. Caso a avaliação seja insatisfatória, o gestor tem a oportunidade de indicar possíveis causas do baixo desempenho e sugerir ações que podem contribuir para sua melhoria. A coordenação da avaliação de desempenho semestral é competência da Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP do PJSC. "Por meio de um formulário eletrônico, é oportunizada a autoavaliação aos servidores, a qual é seguida da avaliação realizada pelos gestores, com possibilidade de registro de feedback no sistema", explica o diretor da DGP, Raphael Jaques de Souza. O desempenho é avaliado no mês de junho, referente ao período de dezembro a maio, e nos meses de dezembro e janeiro, relativo ao semestre de junho a novembro". Uma das consequências do bom desempenho na avaliação é a concessão de promoção.
 
O desempenho é avaliado em relação a diversos aspectos da vida funcional do servidor, contemplados nos quesitos de eficiência, assiduidade, disciplina, idoneidade moral, comportamentos e atitudes, além de relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho. "Toda vez que um servidor é avaliado com conceito insatisfatório, a Diretoria o acompanha de perto e se coloca à disposição para contribuir para a melhoria do desempenho. Caso a avaliação indique necessidade de capacitação, é sugerida participação em cursos oferecidos pela Academia Judicial, para que o servidor possa adquirir novos conhecimentos técnicos que auxiliem no desempenho das funções", conta Raphael.
 
Diante da atribuição de contribuir para a qualidade dos serviços prestados ao público através do desempenho profissional dos servidores, são oferecidas ações e programas estruturados de apoio ao servidor e ao gestor, como o programa de desenvolvimento de relações interpessoais, focado no fortalecimento das equipes; o programa de melhoria do clima organizacional, que contribui para a satisfação dos colaboradores; e o programa de acompanhamento do desempenho, que oferece, de forma presencial, suporte para o resgate do bom desempenho de servidores que necessitem de atendimento específico.
 
Além dos programas realizados quando identificada a necessidade de atuação, a Diretoria também desenvolve e executa ações com foco preventivo, como é o caso dos programas "Bem-Estar no Trabalho"; "Olhares"; "Rodízio de Funções"; "Cuidar de Si"; e "Preparação para a Aposentadoria". Anualmente, a DGP divulga o cronograma de realização dos programas de desenvolvimento de pessoas, com o objetivo de valorizar, reconhecer e desenvolver pessoal e profissionalmente seus colaboradores. Para Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, "todos esses programas visam oferecer um olhar da instituição para o servidor, contribuindo para a satisfação no trabalho e favorecendo a melhoria do desempenho". Um dos destaques nesta abordagem é o programa "Olhares", que busca a valorização da arte e da cultura que existe em cada ser humano. "É a possibilidade de dar vazão e visibilidade ao talento artístico do servidor, favorecendo seu comprometimento com o trabalho", completa Marcelo.
 
Tendo como pilares a qualidade de vida dos servidores, o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho, a DGP, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Diretoria de Saúde, desenvolveu e coordena ainda o programa de Teletrabalho. Essa modalidade permite que o servidor desenvolva suas atividades de forma remota, o que é favorecido pelas ferramentas informatizadas de trabalho, como os sistemas eproc e sei! No programa de Teletrabalho, é possível a participação de até 30% da equipe da unidade por via de regra, sendo aceita extensão até 50% em situações previstas na regulamentação. "Realizamos avaliações trimestrais deste trabalho para que se tenha certeza de que os pilares que norteiam o programa foram alcançados", completa o diretor.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Assessoria de Imprensa/NCI