Pular para o conteúdo
« Voltar

Corregedor anuncia, em Chapecó, estudo para alterar critério das promoções de juízes

23/04/2018 18:10
6611 visualizações

Os critérios para promoções de juízes foram um dos principais assuntos em discussão nesta manhã (23/4), durante o encontro regional da cúpula do Tribunal de Justiça com magistrados das regiões Oeste e Extremo Oeste, realizado no Salão do Tribunal do Júri da comarca de Chapecó. Em uma das etapas mais prestigiadas, com quase 40 juízes presentes, todos tiveram a oportunidade de ouvir o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior, anunciar que sua equipe trabalha num projeto capaz de aperfeiçoar o atual sistema de promoções.

Ele disse estar ciente da dificuldade de encontrar um modelo perfeito, capaz de agradar a todos, pois se trata de uma matéria delicada e polêmica. "Mas isso não vai impedir a continuação de nossa busca para aquilatar o verdadeiro merecimento", garantiu. O corregedor confirmou para o segundo semestre deste ano - conforme comunicado conjunto expedido pelo TJ-Corregedoria-Geral da Justiça-Academia Judicial  - a aplicação da resolução do Conselho Nacional de Justiça que torna os cursos de aperfeiçoamento da Enfam pré-requisitos para candidatos se inscreverem às promoções. "Satisfeita esta exigência legal, completou, continuará a valer a atividade finalística do magistrado em sua tarefa de julgar". O tema suscitou debates e sugestões que serão levadas em consideração pela equipe da CGJ.

O presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, recebeu ao final do encontro uma placa entregue pela Chapecoense aos juízes locais como agradecimento pela colaboração prestada logo após a tragédia na Colômbia. Na oportunidade, o Fórum de Chapecó operou em plantão integral para atender a questões de registro civil das vítimas do acidente aéreo. O juiz Gustavo Marchiori fez a entrega da placa, que já tem destino definido: "Vamos levá-la para a Capital e providenciar um local de destaque em nosso Museu do Judiciário", prometeu Collaço, orgulhoso do reconhecimento obtido pelos juízes locais em episódio marcante para o futebol mundial.

Fotos: Ângelo Medeiros / Assessoria de Imprensa do TJSC
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo