Pular para o conteúdo
« Voltar

Comarca de Forquilhinha, no Sul, leva Escola de Pais para bairro com problema social

14/05/2019 10:00
541 visualizações

O setor de Oficialato da Infância e Juventude da comarca de Forquilhinha, em parceria com o Creas e o Sesc daquele município, ampliou o projeto "Escola de Pais", com o reinício das atividades no bairro Santa Cruz. A roda de conversa inaugural, que ocorreu na última semana (8/5), contou com a participação do prefeito municipal, Dimas Kamer; vice-prefeito, Félix Hobold; vereador Juares de Oliveira; advogados e secretários municipais, além do promotor de justiça André Barbuto Vitorino, que ressaltou a importância da participação efetiva dos pais no cotidiano escolar dos filhos. 

Em busca de uma nova metodologia para a roda, a palestrante Anaira Zapelini, oficiala da infância e juventude, trabalhou temas como crimes de entrega/venda de bebidas alcoólicas, crimes sexuais, infrações administrativas e regimento escolar, com questões de múltipla escolha, para posterior debate e esclarecimentos do público. "O objetivo é uma formação continuada para refinar as funções de cada uma das instituições (família/escola) e trazer um novo modelo de comunicação capaz de alinhar convicções, clarificando que ambas devem atuar em regime colaborativo", explicou Zapelini.

As rodas acontecem quinzenalmente, nas quartas-feiras, às 19 horas, e terão a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, OAB, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Por ser considerada uma comunidade com sérios problemas sociais que se refletem em crimes como tráfico de drogas, estupro de vulnerável, furto, uso e abuso de substâncias entorpecentes, indisciplina escolar e atos infracionais, foi construída uma intervenção em conjunto com a Prefeitura Municipal e parceiros do bairro Santa Cruz, a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores locais através de orientações referentes às necessidades vertentes do bairro.

Fotos: Divulgação/Comarca de Forquilhinhas
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Assessoria de Imprensa/NCI