Pular para o conteúdo

Assessoria Técnica da Secretaria-Geral do TJ gerenciou 45 projetos nos últimos 2 anos

29/01/2018 10:38
1239 visualizações

A Assessoria Técnica da Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça gerenciou 45 projetos nestes últimos dois anos, com destaque para a instalação de 11 unidades jurisdicionais e 11 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, além da ocupação de 16 imóveis, dentre eles os novos fóruns de Gaspar e Canoinhas e o novo Arquivo Central, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

O gerenciamento dos projetos valeu-se de metodologia desenvolvida pela Asplan, baseada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) - espécie de guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, devidamente adequada à cultura da organização.

O sucesso da empreitada, por este modelo, depende da elaboração de um cronograma detalhado, composto pelas etapas necessárias à consecução do objetivo final proposto, e dá-se mediante acompanhamento aproximado de atividades e prazos propostos pelas próprias unidades responsáveis pelas etapas.

A equipe responsável pela execução, acompanhamento e sucesso dos projetos foi composta por membros da Secretaria-Geral e de diversas Diretorias que constituem o TJ, com a participação continuada da DGA, DEA, DIE, DTI, DMP, DGP, DS, DDI e também da Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

Além das instalações de varas e Cejuscs e das ocupações de prédios, a Secretaria-Geral acompanhou ainda projetos para padronização no procedimento para recepção de novos desembargadores; instalação do Setor de Digitalização de Processos de 1º Grau; liberação de espaço físico e transferência dos processos físicos digitalizados provenientes das Varas Cíveis da comarca da Capital; entre outros.

Para o presidente do TJ, desembargador Torres Marques, o êxito do trabalho revela a competência dos servidores do Poder Judiciário envolvidos nas atividades e a importância do emprego de técnicas modernas de gerenciamento na administração pública.

Fotos: Arquivo/DEA
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo